FORMAÇÃO EM ARTE/CULTURA: POTENCIALIZANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A INFÂNCIA

Autores

  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Letícia Ribas Diefenthaeler Bohn Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Patrícia Kricheldorf Hermes de Araújo Sociedade Educacional de Joinville - SOCIESC.

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p62-79

Palavras-chave:

Infância, Formação, Cultura.

Resumo

Preocupadas com as práticas educativas que envolvem a arte/cultura para a infância, desde 2010 temos desenvolvido o Projeto “Educação Patrimonial para a Infância”, incluindo formação continuada para profissionais que atuam na infância nas Redes Públicas. Os conceitos desenvolvidos em encontros periódicos têm em suas bases estudos sobre educação patrimonial e educação formal e não formal. Sobre os processos metodológicos, o projeto têm se pautado em experiências estéticas, provocando no grupo um olhar diferenciado para o currículo, principalmente para as articulações com a educação não formal e seus espaços. Uma das lacunas percebidas na educação com crianças está no sentimento do não pertencimento ao patrimônio, especialmente o local, uma vez que essas questões, na sua maioria, não constam no currículo da educação para a infância e nas vidas dos profissionais que atuam nesse contexto. A formação, nesse contexto busca articular a construção de cidadania com as ações pedagógicas, possibilitando melhores condições socioculturais. O projeto tem nos indicado algumas mudanças na atitude desses profissionais e nossa avaliação tem se pautado na ideia de que conhecer/participar dos espaços patrimoniais e vivenciá-los pode fazer a diferença nas práticas educativas.

Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e nos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação e Patrimônio Cultural e Sociedade; Pesquisadora e coordenadora de Núcleo de Pesquisa, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Letícia Ribas Diefenthaeler Bohn, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Possui graduação em História pela Universidade da Região de Joinville (2004) e mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (2010). Atualmente é professora dos Cursos de Design, Artes visuais e Letras da Universidade da Região de Joinville. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, antropologia, sociologia, currículos e ações comunitárias

Patrícia Kricheldorf Hermes de Araújo, Sociedade Educacional de Joinville - SOCIESC.

Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE; Pós-graduada em Língua e Gramática da Língua Portuguesa pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ; Gaduada em Letras - Licenciatura dupla - Port.Ingl.pela Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE; Pesquisadora no NUPAE, Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação, na UNIVILLE; Professora de Inglês e Português na SOCIESC.

Downloads

Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Artigos