DA ANÁLISE TEXTUAL À COMPREENSÃO DE SIGNIFICADOS: FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA COLÔMBIA

Autores

  • Adriana Pineda Robayo UNIVERSIDAD DEL ATLÁNTICO - BARRANQUILLA
  • Célia de Fátima Rosa da Veiga CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE - CANOAS, RS
  • Vera Lucia Felicetti CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE - UNILASALLE - CANOAS, RS

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p29-43

Palavras-chave:

Educação infantil, Formação Docente, Inteligência Intrapessoal.

Resumo

Atualmente, a Colômbia possui compromissos internacionais de cumprimento obrigatório da questão da atenção integral na educação infantil. Neste sentido, a proposta de pesquisa que inspira esta análise qualitativa objetiva reorientar a perspectiva pedagógica no marco da Política de Atenção Integral na Educação Infantil, de modo que responda à necessidade de articular e unificar critérios em torno a uma rota de formação integral do docente que seja coerente com as características e necessidades psicoafetivas das crianças. Este trabalho baseia-se em uma abordagem preliminar aos agentes educacionais de três diferentes regiões do país quanto à sua opinião pessoal sobre a pergunta: Como o programa de educação e desenvolvimento humano psicoafetivo Pisotón fortaleceu sua proposta pedagógica? Os resultados evidenciam a consolidação da categoria Inteligência Intrapessoal, a qual está relacionada com a capacidade do indivíduo de identificar-se internamente e, assim, obter uma percepção mais ampla de sua vida emocional, seus sentimentos e suas emoções, categorizá- los e ordená-los para interpretar e orientar sua ação.

Biografia do Autor

Adriana Pineda Robayo, UNIVERSIDAD DEL ATLÁNTICO - BARRANQUILLA

Docente en la Universidad del Atlántico. Actua en Area Investigación Primera Infancia. Estudiante de doctorado en Ciencias de La Educación RUDECOLOMBIA Universidad del Atlántico – Barranquilla – Colombia.

Célia de Fátima Rosa da Veiga, CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE - CANOAS, RS

Estudiante de Maestría en Educación en el Centro Universitario La Salle – Canoas – Brasil. Docente en la Educación Básica en el Colegio Franciscano Sant’Anna en Santa Maria – RS.

Vera Lucia Felicetti, CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE - UNILASALLE - CANOAS, RS

Doctora en Educación. Profesora en la Maestría en Educación en el Centro Universitario La Salle – Canoas – Brasil. Ministró el Seminario de Investigación cualitativa y análisis cualitativo de los datos en lo doctorado en Ciencias de La Educación en la Universidad del Atlántico – Barranquilla – Colombia.

Downloads

Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Artigos