CONVOCAÇÕES DO CORPO INFANTIL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DURANTE A ESCOLA NOVA
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p143-154Palavras-chave:
Corpo Infantil, Ensino-Aprendizagem da Matemática, Escola NovaResumo
O ensino da matemática escolar durante o período de transição da Escola Tradicional para a Escola Nova passa a solicitar do corpo infantil um novo modus operandi. De uma posição silenciada, contida, passiva, característica da pedagogia tradicional, o corpo infantil passa a ser investido desde outra lógica de disciplinamento, empregando-se técnicas mais dinâmicas, participativas a fim de requisitá-lo ativamente no processo de ensino e aprendizagem da matemática escolar. Assim, práticas bastante caras ao ensino da Matemática e vinculadas ao ensino tradicional, tais como repetir, decorar, memorizar são reativadas e reconfiguradas, tornando-se solidárias a uma pedagogia que se autointitulava progressista. O material empírico que sustenta nossas análises provém da Revista do Ensino/RS, que circulou entre 1939 e 1992, porém nosso recorte situa-se entre 1939 e 1941, período este fortemente marcado pelos ideais da Escola Nova em que as novas teorias pedagógicas são experimentadas, discutidas e confrontadas com as práticas tradicionais.Downloads
Publicado
2014-06-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.