CONVOCAÇÕES DO CORPO INFANTIL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DURANTE A ESCOLA NOVA

Autores

  • Leonidas Roberto Taschetto UNILASALLE
  • Claudia Glavam Duarte UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p143-154

Palavras-chave:

Corpo Infantil, Ensino-Aprendizagem da Matemática, Escola Nova

Resumo

O ensino da matemática escolar durante o período de transição da Escola Tradicional para a Escola Nova passa a solicitar do corpo infantil um novo modus operandi. De uma posição silenciada, contida, passiva, característica da pedagogia tradicional, o corpo infantil passa a ser investido desde outra lógica de disciplinamento, empregando-se técnicas mais dinâmicas, participativas a fim de requisitá-lo ativamente no processo de ensino e aprendizagem da matemática escolar. Assim, práticas bastante caras ao ensino da Matemática e vinculadas ao ensino tradicional, tais como repetir, decorar, memorizar são reativadas e reconfiguradas, tornando-se solidárias a uma pedagogia que se autointitulava progressista. O material empírico que sustenta nossas análises provém da Revista do Ensino/RS, que circulou entre 1939 e 1992, porém nosso recorte situa-se entre 1939 e 1941, período este fortemente marcado pelos ideais da Escola Nova em que as novas teorias pedagógicas são experimentadas, discutidas e confrontadas com as práticas tradicionais.

Biografia do Autor

Leonidas Roberto Taschetto, UNILASALLE

Docente no programa de Pós-Graduação em Educação do UNILASALLE, Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas

Claudia Glavam Duarte, UFSC

Doutora em Educação pela UNISINOS. Docente na Licenciatura em Educação do Campo (CED/MEN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Interesses de pesquisa: etnomatemáticas do campo, formação de professores, currículo, corpo.

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Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Artigos