CORPO E MOVIMENTO: UM OLHAR SOBRE PRÁTICAS DOCENTES E A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Nara Rejane Cruz de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus Baixada Santista

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p127-142

Palavras-chave:

corpo humano, educação motora, educação infantil.

Resumo

Objetivou-se discutir as práticas pedagógicas referentes ao trato com o corpo e movimento na Educação Infantil e sua qualidade neste contexto. É um estudo de abordagem qualitativa, do tipo etnográfico. A análise dos dados teve como referencial teórico-metodológico a rede de significações. Os dados indicam que os professores reconhecem a importância do movimento e procuram desenvolvê-lo em suas práticas. No entanto, o concebem como conteúdo curricular a ser desenvolvido em tempos e espaços pré-definidos, destituído de totalidade. Percebe-se assim a necessidade de uma formação que garanta subsídios para que os professores possam construir práticas cotidianas de qualidade, fundamentadas em um olhar crítico sobre a criança e sua corporeidade.

Biografia do Autor

Nara Rejane Cruz de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus Baixada Santista

Departamento de Ciências do Movimento Humano. Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde.

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Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Artigos