APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA ALFABETIZADORA: DESAFIOS À FORMAÇÃO

Autores

  • Doris Pires Vargas Bolzan UFSM/RS
  • Silvana Martins de Freitas Millani UFSM/RS

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n3.p186-194

Palavras-chave:

Aprendizagem docente, docência alfabetizadora, formação docente.

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre a formação docente no contexto da alfabetização. O recorte do estudo é decorrente de uma pesquisa sociocultural de cunho narrativo desenvolvida com professoras alfabetizadoras. A partir destas considerações, pretende-se destacar elementos envolvidos no processo de construção da prática alfabetizadora, bem como refletir sobre a formação docente nesse contexto educacional. Neste sentido, é possível compreender, a partir da atividade de pesquisa desenvolvida, que a aprendizagem docente alfabetizadora constitui-se na relação teórico-prática, tendo a reflexão e o trabalho compartilhados como aspectos fundamentais deste processo. A escola é entendida, portanto, como lugar de possibilidades em relação à formação docente, espaço no qual os professores podem se reconhecer e ser reconhecidos como produtores de conhecimento.

Biografia do Autor

Doris Pires Vargas Bolzan, UFSM/RS

Doutora em Educação pela UFGRS, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria – RS – Brasil

Silvana Martins de Freitas Millani, UFSM/RS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria – RS – Brasil

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Publicado

2014-02-04

Edição

Seção

Artigos