A ANTIVIRADA LINGUÍSTICA DE GILLES DELEUZE E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Solange Puntel Mostafa USP

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v1n1.p33-52

Palavras-chave:

virada linguística, pragmática deleuziana, abordagens teóricas em Educação

Resumo

Discute a virada linguística de Wittgenstein para distingui-la da pragmática deleuze-guattariana e assim especificar melhor o debate nos referenciais teóricos da educação, os quais têm sido realizados por meio das análises epistemológicas em dissertações e teses brasileiras na área da Educação assinadas por autores situados na abordagem materialista histórica do marxismo, levando o debate a conclusões apressadas sobre a virada linguística e a pragmática deleuziana. Para tal, são realizados esclarecimentos sobre as maneiras com que Deleuze entende a Linguagem e suas relações com a Filosofia ao desenvolver sua pragmática, que é bem distinta do que se convencionou chamar de “virada linguística”.

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Publicado

2015-04-22

Edição

Seção

Artigos