APRENDER E ENSINAR SOB A ÓTICA DA TEORIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL DE FEUERSTEIN E DA PEDAGOGIA FREIREANA

Autores

  • Arnaldo Nogaro URI -Erechim e PPGEDu URI Frederico WEstphalen
  • Roque Strieder UNOESC
  • Rute Rosângela Dalmina SENAC

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p186

Palavras-chave:

Modificabilidade, Formação Docente, Prática Pedagógica, Ação e Reflexão.

Resumo

A teoria da modificabilidade cognitiva estrutural se fundamenta na crença de que todo ser humano é capaz de aprender desde que esteja aberto às mudanças, independente de sua idade, condição genética ou experiência de vida. Partindo dessa premissa, este artigo, fruto de pesquisa teórica, aborda possibilidades de a mudança cognitiva estrutural dar-se de forma similar ao que ocorre nas mudanças naturais e contínuas dos aspectos biológicos cronológicos de uma pessoa, sendo que a diferença entre ambas estaria no fato da primeira ser opcional; e a segunda, determinada. A partir desta predisposição do sujeito, surgem novas formas de aprender e ensinar que podem ser incorporadas ao exercício cotidiano da prática docente para que este possa contribuir com sua modificabilidade cognitiva. Para corroborar com essa perspectiva, buscaram-se nos princípios pedagógicos da pedagogia freireana bases teóricas que fundamentam os saberes necessários à adoção desta prática. A modificabilidade cognitiva ocorre quando são criadas as condições adequadas, sejam elas da parte do professor ou do estudante, para isso se exige a superação da pedagogia conservadora que impede a autonomia, o diálogo e a criticidade, princípios basilares da pedagogia de Freire e considerados elementos essenciais para gerar a modificabilidade cognitiva estrutural.

Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, URI -Erechim e PPGEDu URI Frederico WEstphalen

Licenciado em Filosofia. Mestre em Filosofia. Doutor em Educação.

Roque Strieder, UNOESC

Doutor em Educação – UNIMEP/Piracicaba/SP. Professor da UNOESC São Miguel e PPGEDU UNOESC Joaçaba. 

Rute Rosângela Dalmina, SENAC

Licenciada em Pedagogia. Acadêmica de Mestrado em Educação do Programa de Prós-Graduação em Educação, da Universidade do Alto Vale do Uruguai – URI Frederico Westphalen – RS

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Publicado

2016-07-08

Edição

Seção

Artigos