APRENDER E ENSINAR SOB A ÓTICA DA TEORIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL DE FEUERSTEIN E DA PEDAGOGIA FREIREANA
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p186Palavras-chave:
Modificabilidade, Formação Docente, Prática Pedagógica, Ação e Reflexão.Resumo
A teoria da modificabilidade cognitiva estrutural se fundamenta na crença de que todo ser humano é capaz de aprender desde que esteja aberto às mudanças, independente de sua idade, condição genética ou experiência de vida. Partindo dessa premissa, este artigo, fruto de pesquisa teórica, aborda possibilidades de a mudança cognitiva estrutural dar-se de forma similar ao que ocorre nas mudanças naturais e contínuas dos aspectos biológicos cronológicos de uma pessoa, sendo que a diferença entre ambas estaria no fato da primeira ser opcional; e a segunda, determinada. A partir desta predisposição do sujeito, surgem novas formas de aprender e ensinar que podem ser incorporadas ao exercício cotidiano da prática docente para que este possa contribuir com sua modificabilidade cognitiva. Para corroborar com essa perspectiva, buscaram-se nos princípios pedagógicos da pedagogia freireana bases teóricas que fundamentam os saberes necessários à adoção desta prática. A modificabilidade cognitiva ocorre quando são criadas as condições adequadas, sejam elas da parte do professor ou do estudante, para isso se exige a superação da pedagogia conservadora que impede a autonomia, o diálogo e a criticidade, princípios basilares da pedagogia de Freire e considerados elementos essenciais para gerar a modificabilidade cognitiva estrutural.Downloads
Publicado
2016-07-08
Edição
Seção
Artigos
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