RISU: QUALIFICANDO O PROJETO, FAZENDO A LIÇÃO DE CASA NA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Autores

  • Carla Denise Tedesco Universidade de Passo Fundo
  • Eduardo Korf Universidade de Passo Fundo
  • Elisabeth Maria Foschiera Universidade de Passo Fundo
  • Clóvia Marozzin Mistura Universidade de Passo Fundo
  • Janaína Chaves Ortiz Universidade de Passo Fundo
  • Claudia Petry Universidade de Passo Fundo
  • Maritânia Pavan Margan Universidade de Passo Fundo
  • Fabio Roberto Barão Universiade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p315-332

Palavras-chave:

educação socioambiental, universidade, sustentabilidade, gestão ambiental

Resumo

O presente texto apresenta alguns resultados do projeto Fazendo a Lição de Casa, vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade de Passo Fundo (CCTAM/UPF), potencializados a partir da participação no Projeto RISU/ARIUSA, que, juntamente com os dados de outras instituições de ensino superior, foram sistematizados e publicados no documento intitulado “PROYECTO RISU - Definición de indicadores para la evaluación de las políticas de sustentabilidad en Universidades Latinoamericanas: trabajar juntos para progresar juntos”. O CCTAM é um dos centros da Universidade de Passo Fundo supervisionado pela Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, tendo como atribuições a coordenação, a orientação e a execução de atividades de extensão e pesquisa ligadas à área de ciência e tecnologia do ambiente. A partir de 2012, com a criação da comissão de responsabilidade social – meio ambiente, o CCTAM responsabilizou-se pela discussão e pela implantação da política de gestão ambiental da universidade. A UPF é entidade passível de licenciamento ambiental e, no ano de 2007, obteve a Licença de Operação Ambiental para o Campus I. Diante das demandas identificadas, criou-se o Projeto “Fazendo a Lição de Casa”, que, juntamente com o Setor de Saneamento Ambiental (SSA), o setor de Recursos Humanos (RH) e a Agência de Comunicação e Marketing (Agecom), realizam atividades conjuntas em educação socioambiental. A concepção metodológica que orienta as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas nesse projeto fundamenta-se teórico e metodologicamente nas políticas propostas na Agenda 21 e na Resolução de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, com a gestão e a participação democrática de professores, funcionários e acadêmicos, bem como grupos da sociedade civil organizada e movimentos sociais. O trabalho tem um caráter interdisciplinar, contemplando as recomendações das diretrizes curriculares nacionais para o trabalho com a educação socioambiental, buscando oportunizar a construção de saberes necessários ao exercício do protagonismo e da cidadania. São realizadas diversas atividades, entre elas oficinas, produção e distribuição de material de divulgação, intervenção nas unidades, programas de rádio e TV, elaboração de diagnósticos, bem como controle sobre a segregação e o destino correto dos resíduos recicláveis, os quais são entregues a entidades de catadores. É importante reconhecer que a organização do trabalho em rede, considerando os diversos atores da instituição, bem como as contribuições da comunidade externa, amplia a visibilidade e o compromisso sobre a própria universidade, bem como na sua relação com as demais entidades. A partir do trabalho realizado, foi possível perceber o empoderamento dos sujeitos nas ações desenvolvidas, bem como a melhor compreensão das dificuldades vivenciadas nas diferentes unidades. Os encontros e as discussões resultantes da participação junto ao projeto da RISU/ARIUSA possibilitaram concluir que cada vez é mais necessária a efetivação de programas e projetos integrados e interdisciplinares, incluindo a formação continuada e a socialização de informações com as demais instituições de ensino.

Biografia do Autor

Carla Denise Tedesco, Universidade de Passo Fundo

Curso de Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas/Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais/UPF

Eduardo Korf, Universidade de Passo Fundo

Curso de Engenharia Ambiental, Faculdade de Engenharia e Arquitetura/Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais/UPF

Elisabeth Maria Foschiera, Universidade de Passo Fundo

Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação/Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais/UPF

Clóvia Marozzin Mistura, Universidade de Passo Fundo

Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e Geociências/Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais/UPF

Janaína Chaves Ortiz, Universidade de Passo Fundo

Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e Geociências/Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais/UPF

Claudia Petry, Universidade de Passo Fundo

Curso de Agronomia, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária/Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais/UPF

Maritânia Pavan Margan, Universidade de Passo Fundo

Setor de Saneamento Ambiental/Divisão Administrativa

Fabio Roberto Barão, Universiade de Passo Fundo

Curso de Administração, Faculdade de Economia, Administração e ciências Econômicas/ Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais/UPF

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Publicado

2015-08-07

Edição

Seção

Artigos