A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental

Autores

  • Ivane Duvoisin FURG
  • Moacir Langoni de Souza FURG
  • Maria do Carmo Galiazzi PUC-RS

Resumo

Neste artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa coletiva a partir do discurso dos participantes sobre desenvolvimento sustentável, realizada em uma disciplina do Mestrado em Educação Ambiental – FURG. As categorias emergentes da análise mostram a crescente complexidade favorecida no diálogo em aula, com base no conhecimento inicialmente explicitado pelos alunos. Argumenta-se em favor da pesquisa sobre temas ambientais como metodologia educativa para enriquecer os entendimentos, teorias, crenças e valores dos participantes nas questões ambientais, bem como procedimento de aprendizagem sobre como fazer pesquisa qualitativa.

Biografia do Autor

Ivane Duvoisin, FURG

P

Moacir Langoni de Souza, FURG

Professor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, aluno do Programa de Pós- Graduação – Mestrado em Educação Ambiental da FURG.

Maria do Carmo Galiazzi, PUC-RS

Professora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação Ambiental; Doutora em Educação (PUCRS).

Downloads

Publicado

2009-03-09

Edição

Seção

Artigos