PEDAGOGIA NO CÁRCERE: HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS UNIDADES PENAIS DO PARANÁ

Autores

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Maxcimira Carlota Zolinger Mendes Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p187-208

Palavras-chave:

Educação para privados de liberdade, Pedagoga, Prática pedagógica.

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender em que medida o trabalho da professora pedagoga que atua em espaço de privação de liberdade possibilita aos apenados a garantia do direito à educação. O estudo se justifica por sua atualidade e relevância em termos de compreender que a prisão pode ser um espaço pedagógico de múltiplas possibilidades e potencialidades. Assim, buscou-se pesquisar: Quem são as profissionais que atuam dentro das prisões? De que forma o trabalho da pedagoga colabora para a implantação e efetivação da oferta de educação dentro dos espaços prisionais? Quais requisitos formativos e conhecimentos pedagógicos são imprescindíveis a essa profissional para atuar dentro desses espaços? Os estudos de Certeau (2011), Chartier (1990), Frago (1995), Foucault (2013), Freire (1983, 2011), Frison (2004), Gatti e Barreto (2009), Julia (2001), Ribeiro (2011) e Souza (2011) foram particularmente importantes para o aprofundamento da questão problema e ampliaram a percepção da vivência pedagógica nos espaços de privação de liberdade. As reflexões deste estudo resultam de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, documental e de campo. A pesquisa de campo consistiu de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco pedagogas de unidades penais do Estado do Paraná. O estudo suscita novos e relevantes debates acerca da formação do profissional pedagogo para atuação em espaços diversos, como é o caso da prisão, favorecendo reflexões a respeito da necessidade de um trabalho pedagógico consistente e emancipador para além do cárcere.

Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Diretora de Graduação e de Avaliação Institucional da PUCPR. Mestre e Doutora em Educação.

Maxcimira Carlota Zolinger Mendes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Pedagogia e Administração. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica; Educação Especial e Metodologia do Ensino Superior. Mestranda em Educação. Pedagoga da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná.

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Publicado

2016-07-08

Edição

Seção

Artigos