A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA AMBIENTAL PARA A UNIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

Autores

  • Maria Guiomar Carneiro Tommasiello Universidade Metodista de Piracicaba
  • Josué Adam Lazier Universidade Metodista de Piracicaba
  • Fabiane Parente Teixeira Martins Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p287

Palavras-chave:

Política ambiental, Ambientalização da Universidade, Projeto RISU.

Resumo

Neste trabalho faz-se o resgate da história das iniciativas de elaboração de uma política ambiental na Universidade Metodista de Piracicaba, iniciada na década de 1990 e ainda hoje não implementada, apesar do interesse de sua administração superior. O objetivo é contribuir com outras instituições de ensino que estão, também, imbuídas no propósito de consolidar programas de sustentabilidade socioambiental. A construção de uma Política Ambiental na UNIMEP teve início na década de 1990, impulsionada pelo fato de ter sido uma das universidades signatárias da Declaração de Talloires. O documento elaborado em 1995, apesar de atender às dimensões para a ambientalização da instituição, foi arquivado e só retomado em 2011. Mesmo diante da urgência imposta pelo agravamento das questões ambientais, a Política Ambiental continua sendo objeto de discussão e de questionamentos da academia quanto a sua forma e intenções. A participação da instituição no Projeto RISU, em 2014, veio aclarar os resultados já previstos - um enfoque maior por parte da universidade - na gestão ambiental dos campi em detrimento da inserção de questões ambientais e de educação ambiental nos currículos, nos projetos de pesquisa e extensão. No presente trabalho são relatadas as dificuldades e os questionamentos para a aprovação da Política Ambiental na UNIMEP à luz de políticas adotadas em outras instituições de ensino.

Biografia do Autor

Maria Guiomar Carneiro Tommasiello, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutora em Ciências (Tecnologia Nuclear) pela USP, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP, professora de física de cursos de graduação, coordenadora do Núcleo de Educação em Ciências da UNIMEP.

Josué Adam Lazier, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2010). Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIMEP; Secretario Executivo da OSCIP PIRA 21 e Presidente do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Instituições Comunitárias de Educação Superior - ForExt.

Fabiane Parente Teixeira Martins, Universidade Metodista de Piracicaba

Professora de Direito Civil da UNIMEP. Mestre em Direito Ambiental pela UNIMEP. Professora orientadora de estágio no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Conciliadora e Advogada

Downloads

Publicado

2016-07-08

Edição

Seção

Artigos