ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UMA POSSIBILIDADE PARA A SUPERAÇÃO DA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA REALISTA EMPÍRICA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Vidalcir Ortigara Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Maurício Abel Coral Prefeitura Municipal de Criciúma Secretaria Municipal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p98-116

Palavras-chave:

Ensino desenvolvimental, Realismo crítico, Educação Física.

Resumo

O presente artigo busca discutir as consequências que a atual tendência de produção do conhecimento na área da Educação Física tem na formação e na prática pedagógica dos professores. Indicamos que os conhecimentos dessa área estão majoritariamente sendo produzidos a partir de uma perspectiva ontológica realista empírica, que limita a atuação do professor e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores nos estudantes ao nível das manifestações empíricas da realidade, ou seja, que estão ligadas aos conhecimentos do cotidiano e à adequação ao modo de vida posto. Como alternativa a isso, apontamos o ensino desenvolvimental, que postula o ensino organizado de forma a conduzir o desenvolvimento das funções psíquicas superiores pela apropriação e compreensão das relações essenciais gerais dos objetos.

Biografia do Autor

Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Licenciado em Educação Física Doutor em Educação

Maurício Abel Coral, Prefeitura Municipal de Criciúma Secretaria Municipal de Educação

Licenciado em Educação Física Mestre em Educação

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Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Artigos