A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO E O SEU PREDOMÍNIO NO MAGISTÉRIO

Autores

  • Cassiane Beatris Pasuck Benassi UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ- UNIOESTE
  • Juliana Alves da Silva Ubinski UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ- UNIOESTE
  • Vilmar Malacarne UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p263

Palavras-chave:

Gênero, Docência, Educação.

Resumo

A mulher exerce um papel importante na sociedade, seja como mãe, esposa, profissional e cidadã. A partir da sua inserção no mercado de trabalho, algumas mudanças na sociedade começam a ser percebidas, entre as quais se destacam o controle da natalidade e o aumento do acesso à escolarização. Embora o acesso ao mercado de trabalho tenha ocorrido em diferentes áreas, a presente pesquisa pretende enfocar a inserção da mulher na carreira docente, além de refletir sobre sua preponderância em alguns níveis de ensino. Esta pesquisa, realizada em escolas municipais e estaduais da cidade de Cascavel-PR, constatou o predominío de docentes do gênero feminino na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, além de compor a maior parte do quadro de professores das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Observou-se também que algumas iniciativas de incentivo docente são tomadas pelos setores envolvidos diretamente com a educação, mas poucas surtem efeitos, quer por razões políticas ou administrativas, desvalorizando cada vez mais a profissão e, por consequência, o papel da mulher na sociedade.

Biografia do Autor

Cassiane Beatris Pasuck Benassi, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ- UNIOESTE

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná; integrante do grupo de pesquisa de formação de professores em Ciências e Matemática

Juliana Alves da Silva Ubinski, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ- UNIOESTE

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná; bolsista CAPES.

Vilmar Malacarne, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Doutor em Educação pela USP- São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Paraná.

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Publicado

2016-07-08

Edição

Seção

Artigos