Tempos e espaços Ciber e sua contribuição educacional

Autores

  • Maristela Vanzuita Machado Univali
  • Ulises Mestre Gomez Cedut

Resumo

Nesta produção buscamos refletir sobre a apropriação educacional do ciberespaço. Inicialmente, são abordados alguns aspectos teóricos sobre os dilemas e perspectivas desta apropriação na Educação Básica brasileira, baseando-se em dados oficiais (MEC/INEP, 2003), os quais demonstram, entre outros aspectos, a desigualdade do uso educativo do ciberespaço entre escolas públicas e privadas. E, em um segundo momento, apresenta-se uma proposta de formação contínua com uso do ciberespaço, para docentes do Ensino Superior em Las Tunas, Cuba. Encontramos, em cada experiência, a necessidade de viabilização de condições institucionais e de formação continuada para professores. Percebemos que as possibilidades promovidas pelas dinâmicas do ciberespaço fragilizam a educação formalmente escolarizada ainda presente na atualidade. Tempos e espaços ciber já não delimitam a educação em quatro paredes, ou compartimentam os conteúdos escolares em manuais, mas pressupõem um novo Ethos educativo.

Biografia do Autor

Maristela Vanzuita Machado, Univali

M

Ulises Mestre Gomez, Cedut

Doutor em Ciências Pedagógicas - Diretor da Cátedra de Estudos Didáticos UniTunas - Professor no Centro Universitário de Las Tunas - CEDUT - Las Tunas / Cuba.

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Publicado

2009-03-16

Edição

Seção

Artigos