ESTILOS DE APRENDIZAJE EN LOS ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA EN UNA UNIVERSIDAD DE COLOMBIA

Autores

  • Judith Martinez Royert Universidad de Sucre (UNISUCRE) – Sincelejo – Sucre – Colômbia
  • Vera Lucia Felicetti

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p209-226

Palavras-chave:

Aprendizagem, Estilos de aprendizagem, Questionários CHAEA e ILS.

Resumo

Este artigo de investigação apresenta um estudo que teve como objetivo caracterizar os estilos de aprendizagem em estudantes de Enfermaria na Universidade de Sucre (Colômbia). A metodologia de estudo teve um enfoque quantitativo cuja base de dados foi formada pelas respostas de 212 estudantes selecionados por meio de uma mostra intencional, os quais responderam os questionários CHAEA Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem” e o ILS “Inventário de estilos de aprendizagem”. Com o propósito de fazer uma caracterização mais completa, a preferência de estilos foi identificada a partir de dois modelos ou tipologias, a de Gallego e Alonso (CHAEA) e o modelo de Felder e Silverman (ILS). Os resultados mostraram uma preferência pelo estilo equilibrado com o modelo de ILS e pelo estilo reflexivo com o CHAEA. Além disso, se encontrou uma constatação contraditória, o estilo reflexivo estava ausente no modelo de ILS.

Biografia do Autor

Judith Martinez Royert, Universidad de Sucre (UNISUCRE) – Sincelejo – Sucre – Colômbia

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad del Atlántico. Docente da Universidad de Sucre (UNISUCRE) – Sincelejo – Sucre – Colômbia.

Vera Lucia Felicetti

Licenciatura em Matemática, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado em Educação na PUCRS/UTexas, Austin/EUA. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do UNILASALLE. Atualmente em Visiting Scholar at University of Maryland - College Park -UE

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Publicado

2016-07-08

Edição

Seção

Artigos