A METODOLOGIA DE PROJETOS E O DESAFIO NA ELABORAÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES DE PROPOSTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p518-533

Palavras-chave:

Formação de Professores, Prática Pedagógica, Metodologia de Projetos.

Resumo

As demandas da sociedade e o desencadeamento das transformações decorrentes destas no campo da Educação têm sido tema de constantes debates, principalmente ao abordar a Formação de Docentes e a prática Pedagógica desenvolvida nos diferentes contextos educacionais.  Desta forma, os processos relacionados ao ato de ensinar e aprender também precisam estar em constante análise e reflexão, pois precisam estar em consonância com os novos paradigmas. Neste contexto, esta pesquisadora, integrante do Grupo PEFOP - Paradigmas Educacionais e Formação de Professores, na Linha de pesquisa - Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, optou por investigar: Quais os elementos estruturantes na Metodologia de Projetos para uma formação que subsidie e que atenda ao paradigma da complexidade? Esta pesquisa-ação de natureza qualitativa é parte do projeto de Formação Pedagógica do Professor Universitário do grupo PEFOP numa pesquisa-ação que foi realizada em quatorze encontros, por meio de Seminário aprofundamento da linha de Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores (Doutorado), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Para este estudo, tomou-se como problema: Quais são os elementos estruturantes necessários para uma proposta de Metodologia de Projetos para uma formação que atenda ao paradigma da complexidade? Como objetivo o processo investigativo buscou considerar nas discussões e nas reflexões quais os desafios apresentados pelos participantes, visando a um olhar sobre os dados obtidos na pesquisa, que possibilitem uma reflexão dialógica, criativa e cooperativa, apontando para uma ação colaborativa e transformadora nas práticas pedagógicas e fornecendo subsídios aos professores, por meio da Metodologia de Projetos (Behens, 2016) e seus elementos estruturantes, consolidando seu fazer docente.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)- Teoria e Prática na Formação de Professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Tecnologia (UTFPR) Coordenadora Pedagógica do TECPUC.

Marilda Aparecida Behrens, PUCPR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora pesquisadora atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)- Teoria e Prática na Formação de Professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Patricia Lupion Torres, PUCPR

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora pesquisadora atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)- Teoria e Prática na Formação de Professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Artigos