Um olhar para a arte na escola
Resumo
O artigo em foco pretende refletir sobre o entendimento do processo e da dinâmica do fenômeno artístico dentro das instituições escolares. O referencial teórico, a partir de materiais vários sobre Educação, Arte e especificamente da Cultura, é revelador quanto à desarticulação entre o “fazer artístico” e o falar sobre arte, o que nos aponta uma desarmonia entre a realidade do aluno e o contexto sócio-cultural. O referencial adotado contempla uma visão antropológica da Educação, inspira-se ainda em idéias de Marx, Fabiano, Peixoto, Ponce, Giroux, entre outros, para refletir sobre a massificação da cultura, a indústria cultural e o papel da escola, questionando sua posição como produtora de consumidores, ou como instância estimuladora de sensibilidades, formadora de sujeitos criativos e capazes da fruição estética.Downloads
Publicado
2009-03-16
Edição
Seção
Seção do Professor
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.