O que os professores têm a dizer sobre a educação inclusiva na universidade?

Autores

  • Lísia Regina Michels Univali
  • Michelle do Rocio Dellecave Univali

Resumo

Nesta pesquisa, buscamos analisar as condições de oferta do ensino inclusivo na universidade, na perspectiva dos professores. Participaram deste estudo nove professores de uma Universidade de Santa Catarina, que tinham alunos com necessidades especiais em sala de aula. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou para a coleta dos dados a entrevista estruturada, gravada em áudio e transcrita integralmente. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin (1991). As análises empreendidas indicam que os professores necessitam de mais subsídios que garantam a qualidade da prática inclusiva, uma vez que apresentam muitas dificuldades ao lidar com o aluno com necessidades especiais em sala de aula. As dificuldades apontadas referem-se à seleção de estratégias de ensino e avaliação. Os educadores devem se conscientizar do seu papel no processo inclusivo, sendo aquele que media as relações do processo de ensino-aprendizagem, para que busquem incluir os alunos, afastando o preconceito e contribuindo com um ensino de qualidade. A universidade demonstrou favorecer a inclusão, mas o caminho é longo para que se efetivem as transformações necessárias no sentido de promover a educação para todos.

Biografia do Autor

Lísia Regina Michels, Univali

D

Michelle do Rocio Dellecave, Univali

Aluna do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí.

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Publicado

2009-03-19

Edição

Seção

Seção do Professor