Da linguagem da Química: modalização e causalidade em textos didáticos

Autores

  • Maria José Bocorny Finatto UFRGS
  • Rafaela Guimarães Barbosa UFRGS
  • José Claudio Del Pino UFRGS

Palavras-chave:

Modalization, Causality, Didactic texts in Chemistry

Resumo

Em pesquisa conjunta entre o grupo TEXTQUIM do Instituto de Letras e a Área de Educação Química da UFRGS, são examinados diferentes perfis da linguagem química em língua portuguesa. Ao integrar elementos lingüísticos e didático-conceituais, a pesquisa segue princípios de Terminologia, de Lingüística de Corpus e de Teorias do Texto. Este artigo traz um breve panorama dos resultados obtidos sobre itens como modalização e a causalidade em textos didáticos do ensino superior. Ao final do trabalho, pondera-se como aspectos da linguagem podem repercutir sobre o funcionamento do texto didático sobre o aprendizado desta ciência no ensino superior.

Biografia do Autor

Maria José Bocorny Finatto, UFRGS

D

Rafaela Guimarães Barbosa, UFRGS

Bacharel em Letras hab. Tradução pela UFRGS, bolsista da FAPERGS e Tradutora Inglês-Português.

José Claudio Del Pino, UFRGS

Docente do Inst. de Química da UFRGS, coordenador da Área de Educação Química da UFRGS, doutor em Engenharia de Biomassa pela UFRGS e pos-doutorado pela Universidade de Aveiro. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Correspondência: Address: Rua Guilherme Klippel 66 - Bairro Passo da Areia CEP 91350-160 Porto Alegre - RS

Downloads

Publicado

2009-03-23

Edição

Seção

Artigos