CONCEPÇÕES DE CRIATIVIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM NOVO OLHAR FORMATIVO

Autores

  • Maria José da Silva Morais Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Maria José de Pinho Universidade federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p312-334

Palavras-chave:

Criatividade, Formação continuada, Ressignificação do conhecimento.

Resumo

A criatividade na formação continuada de professores na perspectiva educativa como um bem social pautada no (re)pensar, (re)planejar e (re)significar tanto do aprender quanto ensinar é urgente na contemporaneidade. Nesse aspecto, o presente artigo busca compreender o conceito de criatividade e sua relevância na formação continuada de professores do ensino fundamental. Esta discussão é fruto de um recorte da fundamentação teórica de dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que se apoiou na abordagem qualitativa de caráter exploratório. A pesquisa apontou a necessidade de uma formação que prima pelas bases teóricas da criatividade, na constante busca da ressignificação e da aprendizagem, bem como o fazer mais aberto e dinâmico. Esses aspectos sinalizam que a criatividade carece ser assumida como um valor educativo e um bem social para haver professores e estudantes criativos atentando para as questões sociais, políticas, econômicas, educacionais e planetárias. Ou seja, cidadãos que estão preocupados consigo mesmo e com a melhoria de toda a sociedade. Portanto, é indispensável formar professores com consciência e atitudes ampliadas para transformar situações adversas em ações criativas. E isto implica admitir uma prática crítica e construtiva de novos conhecimentos para o fazer compartilhado de novos significados para dimensão formativa na atualidade.

Biografia do Autor

Maria José da Silva Morais, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Membro do grupo de pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras – TO.

Maria José de Pinho, Universidade federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação pela PUC de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e dos Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Língua e Linguagem e Mestrado em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e  Inovadoras – TO.

Downloads

Publicado

2017-05-12

Edição

Seção

Artigos