O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): repercussões de uma avaliação por competência na prática pedagógica dos professores

Autores

  • Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet UFPel

Palavras-chave:

ENEM, national assessment, teaching practice.

Resumo

O ideário que vem conduzindo os sistemas de avaliação no Brasil, nos diversos níveis de ensino, assenta sobre o pressuposto que a avaliação pode proporcionar um ensino de melhor qualidade. A avaliação, como posição política, surge como subproduto da preocupação com a eficácia das escolas na execução dos objetivos de aprendizagem pretendidos e como forma de responsabilizar os professores pelo insucesso dos alunos. Algumas características evidenciadas nesses processos apontam competitividade como parâmetro para a garantia de melhor desempenho dos alunos e das escolas. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é considerado uma oportunidade dada aos alunos de se auto-avaliar, com vistas às escolhas futuras em relação ao mercado de trabalho e a continuação de estudos em nível superior. Esse texto é parte da pesquisa desenvolvida durante o Curso de Doutorado em Educação e discute, através da análise dos depoimentos de professores, como a prática avaliativa do ENEM está repercutindo nas práticas pedagógicas no nível médio da escolarização.

Biografia do Autor

Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet, UFPel

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Publicado

2009-03-23

Edição

Seção

Artigos