Avaliação do desempenho docente no ensino médio: caminho para o desenvolvimento profissional?
Palavras-chave:
Institutional assessment, Teachers’ performance assessment, Professional development.Resumo
Este artigo apresenta parte da pesquisa que teve como objetivos identificar e analisar a avaliação que os professores do ensino médio dos colégios de aplicação da UNIVALI fazem acerca da avaliação do seu desempenho docente, levando em consideração a percepção dos professores sobre este processo e sobre o uso que a Instituição e os próprios docentes fazem dos resultados desta avaliação. O estudo fundamentou-se em referenciais teóricos que norteiam a avaliação institucional e a avaliação do desempenho docente e naqueles que oferecem as bases conceituais para o desenvolvimento profissional docente na atualidade. Na pesquisa, fez-se uso de uma metodologia qualitativa de coleta e análise dos dados e utilizou-se a análise categorial de conteúdo para o tratamento. A análise realizada a partir das falas dos professores, na qualidade de metavaliação, revela a importância da avaliação do desempenho docente para o seu desenvolvimento profissional na medida em que esta avaliação faça parte do projeto educativo da Instituição, dando sentido e significado ao processo e ao uso que se faz dos seus resultados.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.