Wallon e a Educação: uma visão integradora de professor e aluno

Autores

  • Ana Maria Gimenes Corrêa Calil Unitau - Anhanguera

Palavras-chave:

Education, Wallonian theory, Teacher-pupil relationship.

Resumo

A teoria psicogenética de Henri Wallon constitui a base conceitual escolhida para referenciar este estudo, porque, ao trazer contribuições para a compreensão do desenvolvimento dos seres humanos, oferece conceitos e princípios relevantes para o entendimento da totalidade da pessoa e do papel dos professores em sala de aula. O texto contempla primeiramente a teoria psicogenética walloniana sobre o indivíduo, relacionando os domínios que o compõem; ressalta numa próxima instância a relação Eu-Outro na formação do indivíduo e, conseqüentemente, na formação do professor. Ressalta a seguir a relação entre Wallon e a educação e, por último, mas não menos importante, revela a presença dos domínios afetividade, cognição, ato motor e pessoa, no cotidiano do professor.

Biografia do Autor

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Unitau - Anhanguera

M

Downloads

Publicado

2009-03-23

Edição

Seção

Artigos