Educação Popular em Saúde: a educação libertadora mediando a promoção da saúde e o empoderamento

Autores

  • Janine Moreira Unesc
  • Heliete Rocha dos Santos Unesc
  • Regina Fátima Teixeira Unesc
  • Paulo Rômulo de Oliveira Frota Unesc

Palavras-chave:

Health education, Empowerment, Liberatory education.

Resumo

A educação em saúde vem concretizando suas bases em meio ao conceito de promoção da saúde e, dentro desta, dialogando com o conceito de empoderamento. Porém, estes conceitos podem se atrelar à noção comportamentalista de mudança de hábitos e estilos de vida - retida na compreensão de fatores de risco -, ou à noção de concepção de qualidade de vida em seu aspecto comunitário. Paulo Freire é considerado um dos teóricos inspiradores da noção de empoderamento comunitário. Este artigo traz reflexões sobre estas noções, partindo do pressuposto de que a Pedagogia do Oprimido precisa ser revisitada, no sentido de se compreender a dimensão da educação libertadora e, junto a ela, a “conscientização”, enquanto mediação para a autonomia e a autoria do mundo, e não enquanto ação vertical dos profissionais frente à população para “sensibilizá-la” e “conscientizá-la” da necessidade de se empoderar, o que caracterizaria a educação bancária.

Biografia do Autor

Janine Moreira, Unesc

D

Heliete Rocha dos Santos, Unesc

Mestre em Sociologia Política. Professora do Curso de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e História da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma/SC.

Regina Fátima Teixeira, Unesc

Mestre em Educação. Professora do Curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma/SC.

Paulo Rômulo de Oliveira Frota, Unesc

Doutor em Educação. Professor Permanente do Programa de Pós- Graduação – Mestrado em Educação e Professor do Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma/SC.

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Publicado

2009-03-24

Edição

Seção

Artigos