Educação Popular em Saúde: a educação libertadora mediando a promoção da saúde e o empoderamento
Palabras clave:
Health education, Empowerment, Liberatory education.Resumen
A educação em saúde vem concretizando suas bases em meio ao conceito de promoção da saúde e, dentro desta, dialogando com o conceito de empoderamento. Porém, estes conceitos podem se atrelar à noção comportamentalista de mudança de hábitos e estilos de vida - retida na compreensão de fatores de risco -, ou à noção de concepção de qualidade de vida em seu aspecto comunitário. Paulo Freire é considerado um dos teóricos inspiradores da noção de empoderamento comunitário. Este artigo traz reflexões sobre estas noções, partindo do pressuposto de que a Pedagogia do Oprimido precisa ser revisitada, no sentido de se compreender a dimensão da educação libertadora e, junto a ela, a “conscientização”, enquanto mediação para a autonomia e a autoria do mundo, e não enquanto ação vertical dos profissionais frente à população para “sensibilizá-la” e “conscientizá-la” da necessidade de se empoderar, o que caracterizaria a educação bancária.Descargas
Publicado
2009-03-24
Número
Sección
Artículos
Licencia
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.