ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADAS NOS CURSOS DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E PEDAGOGIA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p590-616Palavras-chave:
Estratégias de Ensino-Aprendizagem, Ensino Superior, Professor-Aluno.Resumo
A compreensão e a utilização de estratégias de ensino-aprendizagem são essenciais ao processo educacional. Para cada disciplina e turma há contextos diferentes que requerem estratégias de ensino que contribuam para que o estudante compreenda o conteúdo. Assim, esta pesquisa surgiu da necessidade de investigar e analisar as diversas estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas nos cursos de licenciatura de História, Filosofia e Pedagogia de uma universidade privada no município de Bauru/SP, bem como a visão dos seus docentes e discentes. Através dos questionários semiestruturados aplicados aos docentes e aos discentes foi possível evidenciar a importância dessas estratégias no processo de ensino-aprendizagem, como também as relações interpessoais estabelecidas. Os docentes utilizaram diversas estratégias de ensino e aprendizagem ao ministrarem suas aulas e os alunos as aprovaram. Domínio de conteúdo, interação entre professor e aluno, explicação clara e objetiva, relação entre teoria e prática, uso de recursos didáticos e tecnológicos, são apenas algumas das estratégias citadas por alunos e professores que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciaram que as estratégias são importantes para a compreensão do conteúdo ensinado, bem como a didática e os recursos utilizados pelos docentes, o que contribui significativamente para uma educação de qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.