ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADAS NOS CURSOS DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E PEDAGOGIA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES

Autores

  • Eliane Aparecida Toledo-Pinto Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru/SP. http://orcid.org/0000-0001-9707-5997
  • Letícia Carolina Cortinove Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru/SP.
  • Dariel de Carvalho Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru/SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p590-616

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino-Aprendizagem, Ensino Superior, Professor-Aluno.

Resumo

A compreensão e a utilização de estratégias de ensino-aprendizagem são essenciais ao processo educacional. Para cada disciplina e turma há contextos diferentes que requerem estratégias de ensino que contribuam para que o estudante compreenda o conteúdo. Assim, esta pesquisa surgiu da necessidade de investigar e analisar as diversas estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas nos cursos de licenciatura de História, Filosofia e Pedagogia de uma universidade privada no município de Bauru/SP, bem como a visão dos seus docentes e discentes. Através dos questionários semiestruturados aplicados aos docentes e aos discentes foi possível evidenciar a importância dessas estratégias no processo de ensino-aprendizagem, como também as relações interpessoais estabelecidas. Os docentes utilizaram diversas estratégias de ensino e aprendizagem ao ministrarem suas aulas e os alunos as aprovaram. Domínio de conteúdo, interação entre professor e aluno, explicação clara e objetiva, relação entre teoria e prática, uso de recursos didáticos e tecnológicos, são apenas algumas das estratégias citadas por alunos e professores que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciaram que as estratégias são importantes para a compreensão do conteúdo ensinado, bem como a didática e os recursos utilizados pelos docentes, o que contribui significativamente para uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Toledo-Pinto, Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru/SP.

Centro de Humanas, Curso de Pedagogia, Área: Educação e Ensino.

Letícia Carolina Cortinove, Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru/SP.

Centro de Ciências Humanas, Área: Educação e História.

Dariel de Carvalho, Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru/SP, Brasil

Centro de Ciências Humanas, Área: Educação e Tecnologias.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Edição

Seção

Artigos