GÊNERO E DOCÊNCIA: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Adriana Regina de Jesus Universidade Federal Fluminense
  • Rogerio da Costa Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p441-459

Palavras-chave:

Gênero, Docência, Infantilização.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar por meio das falas dos discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina as percepções que se têm em relação ao gênero e à docência. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa. Na busca de recuperar tais percepções dos discentes, a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo formaram o conjunto de procedimentos investigativos. Ao término da pesquisa, constatou-se que os alunos relacionam à docência com aspectos de infantilização e feminização. Outro ponto importante a ressaltar é que o currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina necessita de um novo olhar em relação ao gênero e à docência, podendo assim contribuir para a formação da leitura crítica de mundo e da condição humana dos estudantes do referido curso. 

Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus, Universidade Federal Fluminense

Professora doutora dos Cursos de Pedagogia e Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Londrina.

Rogerio da Costa, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ciencias Sociais e professor da Educação Basica e Educação Superior

Downloads

Publicado

2017-07-05

Edição

Seção

Artigos