Sobre formação de professores e o desafio da ética e da moral
Palavras-chave:
Ethics, Initial teaching training, Morality.Resumo
O artigo apresenta, inicialmente, um panorama descritivo das conseqüências do relativismo ético e do eclipse da moralidade, tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista fi losófi co. Em seguida, a partir da defi nição de ética e moral assumida por Yves de La Taille, o texto apresenta algumas inferências possíveis sobre a concepção de ética, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Finalmente, são apresentadas algumas perspectivas que a discussão sobre ética e moral pode assumir na Educação e, especifi camente, na formação de professores.Downloads
Publicado
2009-03-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.