Repensando o ensino de literatura no ensino médio: a interação texto-leitor como centro

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos UCS
  • Taciana Zanolla UCS

Palavras-chave:

Secondary Education, Literature, Education.

Resumo

Este artigo defende uma abordagem da literatura no Ensino Médio diversa da perspectiva histórica geralmente conferida à disciplina, que se encontra refletida na organização da maior parte dos manuais didáticos utilizados nas salas de aula do país. Propõe-se um trabalho voltado para a interação do aluno com o texto, no qual a seleção de obras que dialoguem com o horizonte de expectativas do leitor e a análise literária dessas obras permitam ao educando construir sentidos para o texto a partir de suas vivências. Os resultados observados em prática de ensino realizada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, a partir de textos de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, indicam que essa proposta possibilita a aproximação entre o adolescente e o texto literário, a significação dos textos e a instrumentalização dos alunos para a leitura.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, UCS

F

Taciana Zanolla, UCS

Taciana Zanolla é licenciada em Letras pela Universidade de Caxias do Sul. Atuou como bolsista em projetos de pesquisa. Possui experiência como docente no ensino fundamental.

Downloads

Publicado

2009-03-24

Edição

Seção

Artigos