MOVIMENTOS E GESTOS DO CORPO INFANTIL NA PEDAGOGIA DE PROJETOS: TRAJETÓRIA METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS

Autores

  • Tatiane Lopes Monteiro Universidade Federal do Paraná
  • Marynelma Camargo Garanhani UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p617-635

Palavras-chave:

Pesquisa com Crianças, Movimento, Gestos.

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender como crianças utilizam o movimento do seu corpo para comunicarem suas aprendizagens. Para isto, selecionamos uma escola da rede particular de Curitiba, que por meio da pedagogia de projetos, considerava as crianças protagonistas de suas aprendizagens. Os instrumentos para a produção de dados da pesquisa foram: a observação participante, a entrevista em grupo e um recurso chamado JPEG converter, o qual possibilitou a transformação de vídeos em imagens fotográficas. A análise dos dados nos possibilitou identificar três tipos de movimentos na comunicação das crianças: o movimento aleatório do corpo infantil; o movimento do corpo como suporte da fala infantil e o movimento com intenção: o gesto infantil. Assim, o presente artigo tem a intenção de apresentar a trajetória metodológica da pesquisa, como também discussões e reflexões sobre o movimento do corpo infantil e os seus gestos no processo de comunicação de aprendizagens.

Biografia do Autor

Tatiane Lopes Monteiro, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela UFPR, professora de Educação Física

Downloads

Publicado

2017-07-05

Edição

Seção

Artigos