Gênero e Educação: delimitação de espaços e construção de estereótipos

Autores

  • Carolina Riente Andrade UFMG
  • Amon Narciso Barros UFMG

Palavras-chave:

Gênero, Relações Sociais, Docência, Aprendizado

Resumo

O presente ensaio teórico propõe evidenciar a construção de estereótipos de gênero através da prática da docência e das relações sociais instituídas pela construção do saber, bem como os desafios para a educação no século XXI. Parte-se aqui do pressuposto de que boa parte das diferenças entre homens e mulheres é construída socialmente, e que ele ou ela só se enquadram nos modelos dominantes por serem preparados e preparadas para exercerem os papéis que a sociedade lhes delega. As instituições de ensino ocupam, portanto, um lugar importante nesse processo. Por outro lado, é preciso assim como Marx (2007) perguntar ‘quem educa os educadores’? Afinal, no processo ensino-aprendizado, o sujeito socializado de uma determinada maneira, tende a reproduzir os traços que caracterizam a sociedade na qual o próprio se constrói. As palavras são signos poderosos e influenciam na construção do mundo social e no modo como ele é vivido, sendo assim o discurso importante constituinte da personalidade dos indivíduos. Crê-se que o ponto de partida dessa discussão é iniciar-se o debate e disseminá-lo, de modo que seja possível a um número cada vez maior de pessoas colocar em questão as relações estabelecidas, os lugares ocupados e, mesmo, dos lugares nos quais se quer enquadrar outros.

Biografia do Autor

Carolina Riente Andrade, UFMG

Professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gestão Pública (NEGP) do Centro de Pós graduação e Pesquisa (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Amon Narciso Barros, UFMG

Professor e pesquisador do Núcleo de Estudos do Simbolismo (NEOS) e do Núcleo de Estudos de Gestão Pública (NEGP) do Centro de Pós graduação e Pesquisa (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2009-07-08

Edição

Seção

Artigos