Multidões, incerteza e comensurabilidade: linguagem e percepção em estudos de currículo
Abstract
Este artigo apresenta a idéia de que ruminação e discussão coletiva sobre problemas em educação são mais efetivas que soluções seletivas e situacionais. Usando a idéia análoga da lógica típica de multidões, faz-se uma análise dos estudos de currículo, os quais possuem alguns elementos desse comportamento. Problemas são resolvidos freqüentemente, quando todos se movimentam em uma certa direção e um serendipismo circunstancial guia o comportamento, e os outros seguem o movimento sem criticismo e crítica. Usando uma gama extensiva de teorias, inclusive o princípio de incerteza de Heisenberg, a teoria de imensurabilidade de Kuhn e o pragmatismo de Dewey, são discutidas questões relativas à prática educacional como o currículo e sua linguagem. Finalmente, a sugestão é feita, no sentido de que um processo, pela lógica coletiva, seja adotado para o trabalho de currículo por meio da comunicação, o centro das idéias pragmatistas de comunidade e democraciaDownloads
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.