Uma contribuição da Psicanálise à educação: o desenraizamento e o multiculturalismo

Authors

  • Waldir Lourenço Gonçalves Univali

Abstract

Neste artigo o autor indaga sobre as contribuições que a Psicanálise após cem anos de existência, pode trazer à Educação. Delimitando o campo de discussão sobre o tema do multiculturalismo na educação, equipara-o ao tema do desenraizamento cultural, uma das preocupações atuais na psicanálise. Considera estes temas parte de um movimento de humanização e de retomada dos valores histórico-culturais, nas Ciências Humanas, diante do progresso tecnológico promovido na Modernidade. Questiona algumas direções tomadas pelo multiculturalismo no tratamento das diferenças culturais, apontando para a necessidade de um posicionamento ético do educador, pois o “o quê” e o ”como” ensinar dependem da visão de homem subjacente ao processo de ensino. Propõe uma abordagem crítica das diferenças e das tradições sócio-culturais de forma que a educação propicie condições de apropriação, pelo indivíduo, de suas determinações históricas e culturais. Deriva esta proposta tanto da educação crítica de Paulo Freire quanto de uma abordagem presente na psicanálise atual, em que a escuta clínica deve atentar para a suspensão de sentido própria do lugar de excluído social. Nesta visão, tanto a psicanálise quanto a educação devem mover-se na direção ética de ruptura com identificações culturais imaginárias paralisantes de modo a dar andamento à questão do ser, à possibilidade de o indivíduo dizer sua palavra.

Author Biography

Waldir Lourenço Gonçalves, Univali

Waldir Lourenço Gonçalves é psicanalista, psicólogo com especialização em Psicologia Clínica e em Psicologia Organizacional, mestrando em Psicologia Clínica/Investigações em Psicanálise na Universidade de São Paulo e co-autor do livro “Teorias da Personalidade em Freud, Reich e Jung”, EPU, 1985. E-mail: lgwaldir@yahoo.com

Published

2008-08-04

Issue

Section

Articles