Análise da prática pedagógica em Geometria: o ponto de vista do aluno do ensino fundamental

Authors

  • Saddo Ag Almouloud Univali
  • Ana Lúcia Manrique
  • Filomena Aparecida Teixeira Gouvêa

Abstract

O objetivo deste trabalho é discutir as possíveis mudanças das práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental que participaram de um processo de formação em Geometria segundo o ponto de vista de seus alunos. Além de verificar se conteúdos de geometria foram trabalhados com os alunos e apontar algumas das dificuldades que esses alunos têm em resolver problemas de geometria. O artigo apresenta os procedimentos metodológicos do projeto global e analisa em especial, a partir de um questionário, os indícios de mudança de práticas docentes apontados pelos alunos, bem como seus desempenhos em situações envolvendo área e perímetro. A interação teoria-prática, a nova vivência do cotidiano escolar, foi vislumbrada através dos relatos dos alunos, identificando conceitos matemáticos e suas aplicações, aprendendo idéias matemáticas com compreensão.

Author Biographies

Saddo Ag Almouloud, Univali

Professor da PUC/SP e do Programa de Estudos. Pós-Graduado em Educação Matemática PUC/SP. E-mail: saddoag@pucsp.br

Ana Lúcia Manrique

Professora da PUC/SP e doutorando em Psicologia de Educação pela PUC/SP. E-mail: manrique@pucsp.br

Filomena Aparecida Teixeira Gouvêa

Professora da Universidade de Taubaté. E-mail: fatgouvea@uol.com.br

Published

2008-08-11

Issue

Section

Articles