Análise da prática pedagógica em Geometria: o ponto de vista do aluno do ensino fundamental
Abstract
O objetivo deste trabalho é discutir as possíveis mudanças das práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental que participaram de um processo de formação em Geometria segundo o ponto de vista de seus alunos. Além de verificar se conteúdos de geometria foram trabalhados com os alunos e apontar algumas das dificuldades que esses alunos têm em resolver problemas de geometria. O artigo apresenta os procedimentos metodológicos do projeto global e analisa em especial, a partir de um questionário, os indícios de mudança de práticas docentes apontados pelos alunos, bem como seus desempenhos em situações envolvendo área e perímetro. A interação teoria-prática, a nova vivência do cotidiano escolar, foi vislumbrada através dos relatos dos alunos, identificando conceitos matemáticos e suas aplicações, aprendendo idéias matemáticas com compreensão.Downloads
Published
2008-08-11
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.