Obstáculos epistemológicos, obstáculos didáticos e o conhecimento matemático nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental
Abstract
Este artigo tem por objetivo refletir a formação matemática de futuros professores das séries iniciais do ensino fundamental, uma vez que a aprendizagem matemática ainda se constitui em um grande problema, tanto para crianças quanto para os professores que estão sendo formados nos cursos de Pedagogia, o que favorece a criação de sujeitos fóbicos e analfabetos matematicamente. A crença na idéia de uma matemática dogmática apresentada pela maioria dos alunos do curso de Pedagogia, acaba se constituindo num obstáculo epistemológico e este, por sua vez, estimula o surgimento de um outro obstáculo: o didático. Como conseqüência, o próprio professor pode tornar-se um obstáculo na formação matemática de seus alunos, como pudemos identificar em nosso estudo empírico relatado no decorrer deste artigo. Assim, buscamos identificar os obstáculos epistemológicos e didáticos encontrados em futuros professores, bem como as suas raízes. Em seguida, apresentamos algumas idéias que poderão estar presentes em processos de formação inicial e continuada de professores, na tentativa de melhorar a formação destes, no que se refere à matemática. Idéias essas fundamentadas em trabalhos que apresentaram resultados significativos.Downloads
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2008-08-11
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