Os registros de representação como ferramenta do pensamento na resolução de problemas matemáticos que envolvem o conceito de função linear

Authors

  • Roberta Nara Sodré de Souza Univali
  • Maria Helena Cordeiro

Abstract

Este artigo tem por objetivo identificar as estratégias utilizadas por alunos do 2º ano do Ensino Médio, na resolução de problemas que envolvem o conceito de função linear. A investigação de campo foi realizada aplicando-se um questionário com diversas situações-problema em uma turma de 24 alunos de uma escola particular. A análise multidimensional dos dados coletados mostrou cinco grupos de sujeitos, de acordo com as estratégias utilizadas: os que predominantemente resolveram os problemas por operações numéricas elementares; os que resolveram somente por regra de três; os que resolveram somente por conversão para outro registro; os que desenvolveram estratégias diversas e os que quase não apresentaram estratégias de resolução. Foi verificado, também, que, quando os sujeitos utilizam registros de representação relacionados ao conceito de função linear, o fazem, preferencialmente, nas linguagens algébrica e tabular, mostrando maiores dificuldades na utilização da linguagem gráfica. Neste artigo são levantadas algumas implicações educacionais destes resultados.

Author Biographies

Roberta Nara Sodré de Souza, Univali

Mestranda do Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação da Univali. E-mail: roberta@cehcom.univali.br

Maria Helena Cordeiro

Professora Dra do Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação da Univali. E-mail: mhcordeiro@hotmail.com

Published

2008-08-11

Issue

Section

Articles