Os registros de representação como ferramenta do pensamento na resolução de problemas matemáticos que envolvem o conceito de função linear
Abstract
Este artigo tem por objetivo identificar as estratégias utilizadas por alunos do 2º ano do Ensino Médio, na resolução de problemas que envolvem o conceito de função linear. A investigação de campo foi realizada aplicando-se um questionário com diversas situações-problema em uma turma de 24 alunos de uma escola particular. A análise multidimensional dos dados coletados mostrou cinco grupos de sujeitos, de acordo com as estratégias utilizadas: os que predominantemente resolveram os problemas por operações numéricas elementares; os que resolveram somente por regra de três; os que resolveram somente por conversão para outro registro; os que desenvolveram estratégias diversas e os que quase não apresentaram estratégias de resolução. Foi verificado, também, que, quando os sujeitos utilizam registros de representação relacionados ao conceito de função linear, o fazem, preferencialmente, nas linguagens algébrica e tabular, mostrando maiores dificuldades na utilização da linguagem gráfica. Neste artigo são levantadas algumas implicações educacionais destes resultados.Downloads
Published
2008-08-11
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.