Aprender e ensinar conceitos: um estudo com professores das séries iniciais do ensino fundamental
Abstract
Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa na qual pretendemos investigar as transformações conceituais empreendidas por um grupo de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, em situação de formação continuada. Para tanto, organizamos um grupo de professores envolvidos com a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os dados aqui apresentados foram coletados entre agosto e dezembro de 2001 (análises referentes ao primeiro módulo do curso de formação continuada que vimos oferecendo aos professores da rede municipal de ensino de Itajaí/SC). Foram realizados onze encontros semanais, de quatro horas de duração, totalizando quarenta e quatro horas de curso. As observações foram registradas em um diário de campo, por duas bolsistas de iniciação científica. Realizamos, também, um teste inicial e final, com o objetivo de avaliar o desempenho dos professores na resolução de problemas matemáticos. Trata-se de uma pesquisa longitudinal. As análises pautaram-se na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Utilizamos uma metodologia que privilegiou a exposição oral e escrita dos professores. Nossa proposta de trabalho partiu das concepções dos professores, provocando-os a apresentar as atividades que vêem desenvolvendo em sala de aula.Downloads
Issue
Section
Academic Reflections
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.