Teoria, método e análise: as interconexões necessárias no estudo das crianças e das famílias
Abstract
Neste artigo, sustentamos a idéia de que, em pesquisa, deve haver uma conexão clara e consistente entre a teoria que usamos, os métodos que empregamos e o modo como analisamos nossos dados. Isto é verdade independentemente de quais aspectos das crianças e das famílias são estudados, embora nós estudamos as crianças e suas famílias em diferentes contextos culturais. A abordagem teórica que utilizamos procede do trabalho recente de Urie Bronfenbrenner. Trata-se de uma teoria ecológica e sistêmica, compelindo-nos a examinar simultaneamente aspectos do indivíduo em desenvolvimento, aspectos do contexto (imediato, distal e histórico), os processos interativos que vinculam os dois e promovem o próprio desenvolvimento, bem como a acompanhar esse desenvolvimento por um período de tempo. A pesquisa, que o primeiro autor (Tudge) vem conduzindo junto a vários colaboradores, nos últimos dez anos, ilustra como essa teoria pode ser apropriadamente aplicada.Downloads
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.