A pesquisa em Educação Ambiental: dossiê de implantação do GEEA-22 da Anped
Abstract
As várias concepções de ambientalismo sugerem uma multiplicidade de concepções de Educação Ambiental, que, por sua vez, trazem no âmbito muitas concepções de pesquisa. O presente estudo se apóia em Gamboa e Layrargues para fazer uma análise das dissertações incluídas no dossiê de implantação do GE EA 22 da ANPEd. Foram lidas apenas os resumos e neles pôde-se detectar pelo menos quatro grandes tendências epistemológicas: a empírico-analítica, que tem sua raiz nas ciências biológicas; a fenomenologia-hermenêutica, que está relacionada com o fenômeno humano e suas ações no meio ambiente; a crítico-dialética, que busca a solução dos problemas ambientais do ponto de vista humano, e por fim, a autopoiese que visa a re-inserção da espécie humana na Natureza. Por outro lado, as temáticas mais usadas nas dissertações e teses referem-se, principalmente, a assuntos de currículo, formação decente para EA; pesquisas básicas relacionadas a ações de EA etc. Este estudo revela também os programas de pós-graduação e instituições que estão mais empenhados na inclusão da EA que nos currículos escolares. Existem, também, um grande número de dissertações e teses estudaram a EA em ambientes não-escolarizados. O estudo revela o incremento das pesquisas em EA na última década. Finalmente, chegase a considerações que a Educação Ambiental é transformadora da consciência humana e é um trabalho eminentemente coletivo.Downloads
Published
2009-03-09
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.