Rede de desassossegos: problematizações acerca de uma experiência pedagógica no ensino superior na interseção com ambientes virtuais
Abstract
Este trabalho é um convite à reflexão sobre o imbricamento entre ambientes virtuais e práticas pedagógicas fundamentado em uma proposta de construção e compartilhamento do conhecimento no contexto acadêmico. A indagação formulada diz respeito à problematização do ensinar e do aprender no entrelaçamento de duas disciplinas de níveis distintos do ensino superior (Graduação e Pós-Graduação), tendo como um dos pontos de intersecção um ambiente virtual especificamente construído para este trabalho. O conjunto dos processos de produção gerados neste agenciamento do ambiente virtual das tecnologias digitais, da proposta teórico-metodológica com vistas a uma determinada prática pedagógica e das múltiplas perspectivas em jogo que compuseram este campo recortado da subjetividade, ao que parece configurou uma rede de pontos em movimento constante, por isso denominada aqui de Rede de desassossegos. A idéia de produção converge para o entendimento de Deleuze e Guattari enquanto criação das condições de possibilidade da experiência, sua vivência, a vivência de seus efeitos, e sua memória. Entre os efeitos que demarcaram e produziram este agenciamento apontamos neste artigo os lugares produzidos no entrelaçamento entre Graduação e Pós-Graduação, as mudanças nas relações espaço-temporais na sala de aula e o deslocamento das posições de suposto saber.Downloads
Published
2009-03-09
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.