Rede de desassossegos: problematizações acerca de uma experiência pedagógica no ensino superior na interseção com ambientes virtuais

Authors

  • Margareth Axt UFRGS
  • Carime Rossi Elias UFRGS
  • Débora Ferrari Martinez UFRGS
  • Evandro Alves UFRGS
  • Fernando Hartmann UFGRS
  • Gislei Lazzarotto UFGRS
  • Silvia Meirelles Leite UFGRS

Abstract

Este trabalho é um convite à reflexão sobre o imbricamento entre ambientes virtuais e práticas pedagógicas fundamentado em uma proposta de construção e compartilhamento do conhecimento no contexto acadêmico. A indagação formulada diz respeito à problematização do ensinar e do aprender no entrelaçamento de duas disciplinas de níveis distintos do ensino superior (Graduação e Pós-Graduação), tendo como um dos pontos de intersecção um ambiente virtual especificamente construído para este trabalho. O conjunto dos processos de produção gerados neste agenciamento do ambiente virtual das tecnologias digitais, da proposta teórico-metodológica com vistas a uma determinada prática pedagógica e das múltiplas perspectivas em jogo que compuseram este campo recortado da subjetividade, ao que parece configurou uma rede de pontos em movimento constante, por isso denominada aqui de Rede de desassossegos. A idéia de produção converge para o entendimento de Deleuze e Guattari enquanto criação das condições de possibilidade da experiência, sua vivência, a vivência de seus efeitos, e sua memória. Entre os efeitos que demarcaram e produziram este agenciamento apontamos neste artigo os lugares produzidos no entrelaçamento entre Graduação e Pós-Graduação, as mudanças nas relações espaço-temporais na sala de aula e o deslocamento das posições de suposto saber.

Author Biographies

Margareth Axt, UFRGS

D

Carime Rossi Elias, UFRGS

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pesquisadora do LELIC/UFRGS.

Débora Ferrari Martinez, UFRGS

Graduada em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pesquisadora do LELIC/ UFRGS.

Evandro Alves, UFRGS

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bolsista do CNPq e Pesquisador do LELIC/UFRGS.

Fernando Hartmann, UFGRS

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bolsista do CNPq e Pesquisador do LELIC/UFRGS.

Gislei Lazzarotto, UFGRS

Mestre em Psicologia Social pela PUC / RS. Professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pesquisadora do LELIC/UFRGS.

Silvia Meirelles Leite, UFGRS

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bolsista CAPES.

Published

2009-03-09

Issue

Section

Articles