Escola, poder e corpo
Abstract
O desvelamento das relações de poder no tratamento do corpo, presentes na educação escolar, se caracterizam como uma crescente preocupação para os educadores. Estudá-las pode contribuir para a construção de uma sociedade que se apóie em valores éticos, na medida em que, acate ações que radicalizem em favor da vida. Com essa perspectiva este artigo apresenta a escola e sua função social dando maior foco às relações de poder que ali se perpassam. Contextualiza-se o corpo na sua relação com a escola colocando-o numa perspectiva crítica frente aos seus usos e significados na atual conjuntura da sociedade e frente aos valores da ideologia de mercado. Ancorados nesta perspectiva, faz-se uma relação entre o poder dominante e o disciplinamento do corpo através da escola, para que através de tal prática se submeta ao que o sistema dominante dele espera.Downloads
Published
2009-03-09
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.