Percepções de pais e professores sobre o envolvimento dos pais na educação infantil e ensino fundamental
Abstract
O envolvimento de pais na educação escolar é hoje considerado como um aspecto tão importante quanto os outros elementos do processo educativo do indivíduo. Ele é visto como um procedimento que pode levar a grandes melhorias não só da escola enquanto espaço físico como também como um espaço de interações essenciais para o desenvolvimento das crianças e profissionais. O principal objetivo deste estudo foi descrever o que os professores da educação infantil e do ensino fundamental consideravam como pertinentes no que diz respeito ao apoio ao envolvimento dos pais (EP); e sobre a opinião e experiências de um grupo de pais sobre o tema. Examinou-se as percepções de pais e professores sobre as práticas de EP a partir de uma tipologia criada por Joyce Epstein. A análise fatorial dos dados revelou o clima de EP dos professores. Os resultados indicam que os professores tendem a valorizar mais as práticas que incluem a adesão dos pais em atividades que os professores indicam e instruem como fazer ao invés da ajuda dos pais nos processos de ensino-aprendizagem na escola. O padrão revelado pelas percepções dos professores sugere um conhecimento limitado sobre as possibilidades de EP. Os pais destacaram o pouco investimento na inclusão da ajuda efetiva dos pais principalmente no que diz respeito às instruções sobre como os pais podem atender as necessidades educativas das crianças.Downloads
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.