Avaliação para promoção da qualidade em educação infantil
Abstract
Com base em iniciativas produzidas em diversos países, o presente artigo discute a avaliação para a promoção de qualidade em instituições educacionais infantis, objetivando oferecer subsídios para reflexões e discussões sobre este tema. Apresenta-se uma breve descrição das iniciativas oriundas dos seguintes países: Austrália, Comunidade Econômica Européia, Estados Unidos e Brasil. São apresentados nossos estudos sobre duas escalas norte-americanas para avaliação da qualidade de ambientes educacionais infantis, as quais têm se mostrado úteis para a identificação de aspectos específicos deficitários no atendimento infantil, essencial para a proposição de mudanças, visando melhorias na qualidade do atendimento oferecido. Em conclusão, nas diferentes propostas apresentadas por aqueles países, a avaliação do atendimento infantil, seja qualitativa ou quantitativa, está presente ou como proposta norteadora ou complementar a outras medidas. Ademais, tais propostas nos mostram que não há uma única maneira de se chegar a um atendimento de qualidade, pois, para alcançá-lo, é indispensável a realização de ações conjuntas.Downloads
Published
2009-03-09
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.