Professores em formação e suas significações sobre a mulher e a criatividade
Abstract
A pesquisa originária desse trabalho se refere ao estudo da interrelação formação de professores, constituição do sujeito e subjetividade e criatividade, como possibilidade de favorecer ou limitar a constituição de professoras criativas. Com o objetivo de compreender os indicadores que possam favorecer ou limitar a constituição de professoras criativas, realizou-se o acompanhamento da formação inicial de dezesseis (16) professoras, na disciplina Prática de Ensino, que ocorreu durante o primeiro semestre letivo de 2004 (fevereiro – julho) no curso de Pedagogia da UNIVALI. Nessa disciplina, experenciou-se um processo de formação inicial que articulava intervenções de pesquisadores, professoras da instituição formadora e arte-educadoras. Teoricamente, o estudo sustenta-se numa relação tríade entre formação de professores, constituição do sujeito e subjetividade (a partir da perspectiva vigotskiana) e criatividade. Optou-se por registrar o processo de investigação por meio de notas de campo e filmagens em vídeo, seguindo a orientação metodológica em Bauer e Gaskell (2004), sobre pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. As categorias da análise, definidas a posteriori, são denominadas significações e se referem a duas questões fundamentais sobre como a formação inicial de professoras em um contexto específico pode favorecer ou limitar a constituição de professoras criativas: “o que pensam” e “como desenvolvem” sua profissionalidade. Considerou-se que seria pertinente a discussão realizada, apresentar as significações apreendidas sobre a análise de registros de imagens em movimento (uma das etapas de análise realizada). Com tal análise, conclui-se que a elaboração de uma personagem mulher criada pelas professoras em formação, a partir de obras de artistas consagrados, configura, além de projeções valorativas em relação ao papel da mulher e da professora na sociedade atual, aspectos sobre o desenvolvimento da criatividade.Downloads
Published
2009-03-19
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.