JOGOS DIGITAIS E SUPERDOTAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n4.p761-773

Palabras clave:

Educação Especial, Superdotação, Jogos Digitais

Resumen

Os jogos digitais são considerados a atividade preferida de crianças e jovens, uma vez que estes possibilitam a interação com realidades virtuais e podem ser jogados por meio de qualquer dispositivo conectado na internet. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi verificar a maneira como estudantes com e sem comportamento superdotado interagem com jogos online. Trata-se de uma pesquisa comparativa que contou com a participação de 18 estudantes, do ensino fundamental, que foram divididos em dois grupos, sendo o G1 composto com estudantes superdotados e o G2 por estudantes sem essa característica. Todos os participantes realizaram uma atividade sobre jogos online, as ações dos estudantes foram analisadas com base na literatura da área e classificadas em três categorias: Desconhecimento, Tentativa e Erro e Consciente. Verificamos que tanto estudantes com e sem superdotação utilizaram os jogos digitais e softwares de uma maneira intuitiva, explorando-os pela “tentativa e erro” e sem intencionalidade. A utilização de jogos digitais no contexto educativo promove maior motivação e interesse na realização das atividades. Compreendemos que a adoção de jogos digitais no contexto educativo beneficiará a educação, uma vez que esses jogos se aproximam das preferências e características dos nativos digitais e podem ter impactos positivos na aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de suas especificidades. 

Biografía del autor/a

Ketilin Mayra Pedro, Universidade do Sagrado Coração

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Atualmente é Docente do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração - Bauru e realiza pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru Pesquisas científicas na área da Educação Especial , Informática Educativa, Enriquecimento de alunos precoces e comportamento de superdotação. 

Miguel Claudio Moriel Chacon, Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista –UNESP. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1995). Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2001) com doutorado sanduíche no Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2000). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2013).

Publicado

2017-12-13

Número

Sección

Artículos