ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E RANKING

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n4.p774-784

Palabras clave:

, Avaliação institucional, Ranking, Formação para autonomía

Resumen

A necessidade de avaliação institucional para garantir a qualidade do ensino é algo que, no Brasil, se discute de forma mais intensa a partir da implantação da LDB e a possibilidade da formação em nível superior não somente por instituições públicas, mas também privadas. Proporcionar uma avaliação que seja voltada para o conhecimento dos desafios e superação das dificuldades das IES visando proporcionar educação de qualidade é fundamental, mas a maneira como tais avaliações são feitas e seus resultados são disseminados é objeto de debate neste artigo. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e com procedimento bibliográfico. Foram utilizados, para embasamento teórico, autores como Alemán, Barsky, Bernasconi, Martinez eVroeijenstijn. Concluímos que, apesar de necessária, a maneira como as avaliações institucionais estão sendo desenvolvidas e seus resultados amplamente difundidos pode prejudicar IES em desenvolvimento, além de não demonstrar a veracidade da qualidade que se propuseram a analisar.  

Biografía del autor/a

Erika Bataglia da Costa, Universidade Estadual do Ceará e Faculdade de Tecnologia do Nordeste

Doutoranda em Ciências da Educação, Mestre em Filosofia, Especialista em Psicopedagogia e Gestão escolar e coordenação pedagógica, licenciada em Filosofia e Pedagogia. É professora, orientadora e palestrante.

Publicado

2017-12-13

Número

Sección

Reflexiones Académicas