Considerações sobre o movimento curricular no contexto da educação infantil

Autores/as

  • Carla Ferdinanda Gasparac Alves e Silva Univali
  • Julice Dias
  • Vivian Otte Rocha

Resumen

Este trabalho discute a complexidade da evolução histórica da educação de crianças de 0 a 6 anos e as concepções de infância, de educação, de ação docente e de currículo veiculadas explícita ou tacitamente nesses paradigmas. A reflexão sobre as políticas públicas para educação infantil e formação de professores torna- se fundamental para que possamos, a partir do quadro histórico apresentado, oferecer possibilidades alternativas para a estruturação de uma proposta curricular voltada ao contexto sócio-cultural dos envolvidos no processo educativo.

Biografía del autor/a

Carla Ferdinanda Gasparac Alves e Silva, Univali

Mestranda do Programa de Mestrado em Educação da Univali e docente do Curso de Pedagogia da Univali. E-mail: gasparac@uol.com.br

Julice Dias

Mestranda do Programa de Mestrado em Educação da Univali e docente da FURB. E-mail: malico@zaz.com.br

Vivian Otte Rocha

Mestranda do Programa de Mestrado em Educação da Univali e docente da FURB. E-mail: vivianor@terra.com.br

Publicado

2008-08-04

Número

Sección

Reflexiones Académicas