PROFESSORES E GESTORES COMO PESQUISADORES: A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA A PARTIR DA ESCUTA DOS ALUNOS

Autores

  • Julio Gomes Almeida
  • Priscila Martins Diniz

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p92-109

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Escuta dos alunos, Professor Pesquisador.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões de professores e gestores de escolas de educação básica que participaram, na condição de pesquisadores, da pesquisa Autoavaliação Institucional: a percepção de alunos do ensino fundamental sobre a educação de qualidade, realizada entre 2016 e 2018. A pesquisa envolveu quatro escolas públicas, sendo duas da rede municipal e duas da rede estadual, todas situadas no município de São Paulo. Os dados aqui reunidos decorrem da análise de documentos gerados no processo de pesquisa: atas de encontros mensais e registros de encontros realizados para avaliar a aplicação dos instrumentos de coleta de dados e avaliação final do projeto. Como resultado, é possível afirmar que o desenvolvimento de pesquisa na escola pública com a participação de professores e gestores na condição de pesquisadores favorece a aquisição de conhecimento no domínio da teoria e promove o exercício de utilização deste conhecimento no domínio da prática. Além disso, promove a aproximação entre professores e alunos, dos professores entre si e da universidade com a escola.

Biografia do Autor

Julio Gomes Almeida

Dr em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Supervisor Escolar da Rede Municipal de Ensino, Conselçheiro do Conselho MUnicipal de Educação São Paulo Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo

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Publicado

2021-03-07

Edição

Seção

Artigos