OS FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA DE JOHN DEWEY: UMA REFLEXÃO SOBRE A EPISTEMOLOGIA PRAGMATISTA

Autores/as

  • Rodrigo Augusto de Souza UEM

Palabras clave:

Pensamento Educacional, Pragmatismo, John Dewey

Resumen

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre os fundamentos do pensamento deweyano. Para uma compreensão das idéias de John Dewey (1859-1952), se faz necessário um estudo da epistemologia que permeia o seu pensamento. Sendo assim, esse estudo procura apresentar os fundamentos epistemológicos do pragmatismo deweyano. Para tanto, a obra de Dewey será entendida no contexto do pragmatismo norte-americano, no qual ele está inserido ao lado de Charles Peirce (1839-1914) e William James (1842-1910). O pensamento deweyano pode ser compreendido a partir de muitas perspectivas, uma vez que o filósofo norte-americano teve uma vasta produção acadêmica, suas obras tratam especificamente de: filosofia, educação, política, sociologia, arte e psicologia. As idéias de John Dewey possuem certas especificidades frente ao pragmatismo. Seu pensamento pode ser entendido como um humanismo naturalista, ou ainda, como um naturalismo humanista. Essa reflexão pretende explicitar essas discussões a partir do pensamento deweyano.

Biografía del autor/a

Rodrigo Augusto de Souza, UEM

Atualmente é Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001).

Publicado

2012-06-25

Número

Sección

Reflexiones Académicas